01 julho 2006

Peteleco na Peteca - 23º Dia

Réquiem dos Pequenos


Dois momentos:

  1. Minha mãe, que não viu o jogo (aliás, não viu nenhum), pelo telefone: "Só fico com dó do povo. Pq os jogadores não mereciam ganhar nada não".
  2. Galvão chamando flashs de várias capitais, começando pelo seu tradicional (pé-no-saco) Olodum, em Salvador: os caras estavam batucando!?!?!?
Esquece a dó mãe!

Lá pela segunda ou terceira rodada, após uma entrevista do felipão, eu arrisquei escrever uma crônica aqui com o mesmo título q vc vê acima. Infelizmente (ou felizmente) só o Anderson pode ver aquele texto amargo abandonado pela metade. Desisti pq não queria ser o Chato. Ainda mais no Pé na Bola! Mas hoje eu tô salivando chatice, até pq o felipão tá lá. Falcão acabou de falar: "e viva o felipão". E nós estamos fora!!

Pq a raiva? Vou recuperar o modelo 'bullets' de meu primeiro post:

  1. felipão (+galvão +globo +um tantão de gente) engana todo mundo com o tal 'futebol de resultados'. Do burro parreira: "show é ganhar". D'um jogardozinho qq de nossa seleção: "vcs gostam da de 82, né? mas eles não ganharam nada". E agora, quem vai lembrar da seleção de 2006 em 2030?
  2. felipão pode até ser campeão do mundo. Portugal tem um bom time. Mas é um time europeu. Leia-se: limitado; pouco criativo; violento. Mas o que sobrou na copa? 4 times europeus! Pq?
  3. Pq o que a gente (Argentina+Brasil) sabe fazer de craque a gente não sabe fazer de técnico. O último grande técnico brasileiro, MESTRE TELÊ, nos deixou há pouco tempo. Infelizmente não deixou ninguém em seu lugar. Luxa, Leão, Tite, Geninho, Moraci? Farinhas do mesmo saco. Q saco?
  4. Saco de covardia. Saco que não saca nada de matemática. Exemplo: a França jogou com um único atacante. Pq tínhamos 4 caras na defesa? Pior, pq tínhamos uma porcaria tipo RC que deixou o Henry entrar e finalizar sozinho na pequena área?
  5. Eu não sei nada de futebol (com leves exceções nas noites de quinta), mas há mais de 8 anos eu falo que RC e Cafu são o maior caso de enganação da história do futebol.
  6. Eu não sei nada de futebol, mas no início da Copa falei pro meu mano Cacá: "Ronaldinho Gaúcho vai ser sua maior decepção". Tentei explicar: jogar na Espanha é fácil demais. Confirmou-se a maior decepção de todo mundo! "Nunca um camisa 10 da seleção canarinho passou tanto tempo sem fazer um gol"!
  7. Mas o q q os laranjas daquela panelinha tentavam nos vender o tempo todo: "Ronaldinho G. é maior e melhor que o PELÉ". "Cafu já é maior que o PELÉ!". São sim: no tamanho do nariz!!
  8. Nos enganaram (NOS, eu disse. Pelo nível da Copa tudo podia acontecer) - nos enganaram vencendo Croácia, Austrália, Japão e Gana! O penta veio numa sequência bastante semelhante: Turquia, China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha. Surrupiando do saudoso Bussunda: "Fala sério!"
  9. Ou então: "Me engana que eu gosto!". Gostamos? Eu não. Sou um apaixonado e fanático por futebol. Mesmo sem saber de nada. Mas, como o desprezado Fred, desconfio de muita coisa. Desconfio, por exemplo, que ou o Brasil leva o futebol para outro patamar ou então, para ganhar alguma coisa, "importamos" a mediocridade e o anti-jogo do felipão.
  10. Sei que o felipão não vai ler isso, mas o último ponto vai pr'ele: "Futebol é espetáculo sim! Mr Zidane deu dois chapéus (um deles no Ronaldo), além d'outras 4 fintas desconcertantes. Tá todo mundo falando que essa Copa não tem craque. TEM: O último dos românticos.
    E ele é francês! Se tu felipão, não ordenar q algum pamonha quebre o Zidane como quebraram outros, pode preparar a malinha. Mas, please, não volta pro Brasil não. A gente chegou na hora de fazer o espetáculo virar resultado. De parar com aquelas bolinhas na nuca e começar a escalar times com 4 atacantes, para enfrentar defesas com 9 pernas de pau (tão ruins quanto ti, quando jogador). Vc não sabe o que é isso. Então vai treinar o Chelsea ou o Betis, please!"
Por falar em voltar, e só pra aliviar: ontem o Macaco Simão (Folha) falou que a seleção(zinha) canarinho, se perdesse, ia voltar de Varig. Que seja! Aliás, só tem 3 pra voltar mesmo.

Ainda na Folha, agora o Cony (hoje): "Quando começou a Marselhesa, senti um arrepio na espinha. Desde criança ouvi o mesmo hino como apelo à luta e à vitória". Finalizou assim: "Perder não é nada, o chato é não vencer".

Mestre Cony: chato é escalar um time sem chances de vencer!

Acabei de fazer um ufs... que alívio. Desabafei. Se vc chegou até aqui: parabéns! Quer desabafar também? Solta o verbo no link "Comentários" logo abaixo. Posso garantir que alivia.

Ê chato! Pra terminar: o parreirinha escolheu uma música daquela bandinha que há mais de 10 anos virou rockinho de muiézinha e breguinha, o tal titãs, pra "animar" nossa seleção. "Réquiem do Pequeno" é uma homenagem do Paralamas pr'ele (e pro felipão):

te falta o gesto largo
A ÉBRIA POESIA
te sobra a pequeneza
AS PEQUENAS CERTEZAS





E o BOLÃO? Ah... amanhã a gente fala do BOLÃO.


4 Comentários:

Blogger Paulo Vasconcellos palpitou...

Querida Juju,

não se ensina a "ter raça". 23 são escolhidos entre milhares para ir para o maior evento do futebol. Só isso deveria servir de motivação. É um absurdo achar que um louco berrando na beira do campo mudaria alguma coisa. Faria a porcaria do Cafu ganhar aquela corridinha com o Henry. Faria o RC jogar bola. Esquece!

Precisamos d'uma versão do BERNARDINHO para o futebol. Ah, mas ele esgüela e parece um doido na beira da quadra!

Sim. Mas ANTES ele usa a pura matemática e a pura estatística para escalar seus times. Não tem critério subjetivo nem cadeira cativa. Depois de escalados os melhores, seu papel ao lado da quadra é mostrar para seus jogadores o que só é possível ver dali.

Um técnico como o felipão só aparece qdo o futebol tá nivelado por baixo. É cheio de retranca, pernas de pau e violência. Toda vez que alguém jogou bonito contra ele (ou mais feio q ele, como a Grécia em 2004), levou o título. Me desculpe, mas felipão nunca foi solução. E nunca será.

[]'s

Paulo

3/7/06 09:31  
Blogger Anderson palpitou...

Eu estou com sua mãe. graças a Deus não vi o jogo, estava voando para o Brasil no momento do Jogo.

3/7/06 13:22  
Blogger Paulo Vasconcellos palpitou...

Mas saiba Anderson que foi uma pena. Pq sei q vc gosta de futebol bonito. Vc sempre foi fã do Zico, do Alex. Foi uma pena vc ter perdido o show do Zidane.

Até pq no post anterior vc reclamou exatamente da falta do futebol de que tanto gostamos.

Infelizmente (ou felizmente, como começo a acreditar), foi contra a gente.

Mas não esquenta não: as cenas do Zidane merecerão lugar de destaque no próximo DVD Fifa Fever... hehehe..

3/7/06 13:49  
Anonymous Anônimo palpitou...

Oi gentiiiiiiii.....

3/7/06 17:49  

Postar um comentário

<< Home